RADAR

SEMANAL

Podcast Especial:  

MARIA ELIZABETE DA SILVA

Diretora Técnica da Ancep, controller da Fachesf, Coordenadora

da Comissão Técnica Regional Nordeste de Contabilidade da

Abrapp e Ancep, Coautora do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPCs

e instrutora especialista da UniAbrapp

atraem sempre um ótimo público. O da próxima quarta-feira, dia 4, por exemplo, voltado para o tema “Obrigações Acessórias – ECD e ECF”,  já conta com mais de  duas centenas de inscritos. São basicamente duas as razões disso, sendo a primeira a alta qualidade das apresentações, fruto da elevada qualificação dos expositores, escolhidos entre os maiores especialistas, e a segunda a oportunidade dos temas. É que as temáticas são invariavelmente aquelas que mais preocupam os profissionais da contabilidade.

Mas o Presidente Roque Muniz adiciona uma terceira razão: "quem se inscreve em nossos eventos tem sempre a certeza de que terá as suas dúvidas esclarecidas, com base nas informações mais atualizadas".

 

 

 

 

 

 

 

 

MENSAGEM DO PRESIDENTE

"2021 foi um ano em  que mostramos muita força, uma imensa capacidade de concretizar importantes conquistas, como a vitória que representou o lançamento em setembro  do extraordinariamente bem produzido "Manual de Contabilidade Aplicado às EFPCs", um imenso vigor que exibimos apesar da grande tristeza provocada pela perda de tantos amigos, que nos deixaram seus exemplos e inspiração. Estou certo que nesse 2022  que iniciamos seremos fortes em dobro", diz o Presidente Roque Muniz.

Para ele, esse é o momento de mostrarmos não só a força da convicção de que 2022 será um grande ano, mas também hora de agradecer aos que nos ajudaram em 2021 e que certamente estarão ao nosso lado mais uma vez este ano. E são muitas as personalidades às quais temos de dizer obrigado, a começar do diretor Superintendente da Previc,  Lúcio Capelletto, que sempre revelou um profundo conhecimento das matérias e mostrou uma permanente e exemplar capacidade de dialogar de forma técnica e construtiva.  Agindo assim, conseguiu colocar a autarquia que dirige a serviço do efetivo fortalecimento das EFPCs. Mostrou o tempo todo uma muito elogiável preocupação com o uso dos controles internos pelas entidades e a mais alta qualificação de seus dirigentes.

É certamente o caso de agradecer também à Abrapp, a melhor parceira que a Ancep poderia encontrar, não apenas por ser uma "sócia" tecnicamente competente, mas principalmente por ser altamente comprometida com o objetivo de fazer sempre o melhor pela vertente fechada de nosso sistema de previdência privada. O profundo conhecimento e a forma de atuar de seu Presidente, Luís Ricardo Martins, e de seu Superintendente -geral, Devanir Silva, são uma clara demonstração disso, o que os faz alvos de nosso obrigado e do reconhecimento de todos.

É o momento ainda de agradecermos às entidades, seus dirigentes e aos ancepianos em geral, que sempre estiveram ao lado da Ancep e em 2022 darão à Associação  a força que vem da união de propósitos e nos permitirá realizar importantes atividades. "Todos juntos teremos neste ano um programa de treinamento iluminado", resume Roque Muniz.

"Desejamos a todos os nossos amigos ancepianos e suas famílias um excelente ano, que possamos vencer os desafios e construir um mundo melhor em nosso entorno. Saúde e Paz", conclui Roque.

Ancep: A melhor programação de treinamento terá início nos dias 17 e 18 de janeiro

 

 A Programação 2022 da ANCEP  terá início nos dias 17 e 18 de janeiro com um evento tradicional e sempre muito aguardado, o treinamento voltado para o tema "Elaboração das Demonstrações Contábeis das EFPCs para 2021", a cargo de expositores escolhidos  entre os maiores especialistas do time da Ancep. A coordenação é feita pelo próprio Roque e o Vice-presidente Evenilson Balzer.

Veja abaixo a programação:

Módulo 1 – 17.JAN.2022 (9h às 12h e 14h às 17h) 

 

GESTÃO DE INVESTIMENTOS

 

✓ Preenchimento das informações extra contábeis dos Fundos de Investimentos e Imóveis (grupo 9.02);

✓ Política de Riscos decorridos e a decorrer dos investimentos para atendimento da Instrução PREVIC No. 42/2021.

GESTÃO ATUARIAL

✓ Efeitos da reclassificação das Operações com Patrocinadores (de contas redutoras do passivo para o ativo);

✓ Desoneração das contribuições do patrocinador, dom utilização do Fundo Previdencial;

✓ Preenchimento das informações extra contábeis do Déficit Técnico (grupo 9.01).

 

AUDITORIA INDEPENDENTE

✓ Normativos e Relatórios relacionados a auditoria independente (Resolução CNPC No. 44/2021 de 06.08.2021, Instrução PREVIC No. 3/2018 de 24.08.2018 e Instruções PREVIC Nos. 31/2020 e 44/2021), visão do Auditor Independente acerca das alterações normativas.

 

APRESENTAÇÃO PARA DISCUSSÕES DE TEMAS ESPECÍFICOS

✓ OFND – Acordo Judicial – Contabilizar ou não Contabilizar – O que prevê as normas contábeis

✓ CNPJ por Plano de Benefícios – evolução do tema e o que esperar para 2022

✓ Contingências e Atualização dos depósitos judiciais ✓ Informações extra contábeis – visão do Contador ✓ Perdas esperadas – o que fazer para adequação à Instrução PREVIC No. 41/2021 – visão do Contador

 

Módulo 2 – 18.JAN.2022 (9h às 12h e 14h às 17h)

 

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA O FECHAMENTO CONTÁBIL DO EXERCÍCIO 2021

 

✓ Procedimentos gerais para o fechamento contábil do exercício social de 2021 (Resolução CNPC No. 43/2021 e Instruções PREVIC Nos. 31/2020 e 44/2021)

✓ Demonstrações Contábeis do exercício 2021; ✓ Novas instruções para o preenchimento das Notas Explicativas; ✓ “De/Para” para a comparabilidade de exercícios;

✓ Reclassificações necessárias para adequação das Demonstrações Contábeis às novas Normas Contábeis;

✓ Contabilização de transferência de gerenciamento; ✓ Política contábil para as EFPCs

✓ Apresentação da nova versão do gibi das Demonstrações Contábeis.

Inscrições em www.ancep.org.br  -  R$450,00 – Associados / R$600,00 – Não associados

CNPJ 29.410.826/0001-00 -

Fale conosco: (21) 2516-5708 ou 2518-1469 -

E-mail: treinamento@ancep.org.br

Primeiro.jpg
Consultorys.jpg