RADAR

SEMANAL

PODCAST ESPECIAL 

JOÃO MACENO  (Contador desde 1986, foi Gerente Geral da CAIXA por 35 anos e instrutor formador de Gerentes da CAIXA por 25 anos. Professor de Graduação e Pós-graduação nos Cursos de Contabilidade, Economia e Administração, atualmente exerce a função de Gerente de Contabilidade e Controladoria da FUNCEF.

00:00 / 04:41

 

"Evento foi sucesso de público e conteúdo", aponta Roque Muniz

O treinamento online PRÁTICAS CONTÁBEIS EM 2021 PARA AS EFPC – Baseadas na Instrução PREVIC No. 31/2020, promovido pela ANCEP-, com o apoio das entidades que formam o sistema ABRAPP,  foi um extraordinário sucesso. Prova disso foram os  260 inscritos/participantes, deixando ainda mais evidente a força de nossos profissionais e suas lideranças.

Um êxito que foi palco do anúncio, por parte de Christian Catunda, Coordenador Geral de Orientação de Atuária e Contabilidade da Previc, de uma notícia muito aguardada. Naquele dia a Previc  publicou a  Instrução Normativa n° 37, de 18 de fevereiro de 2021 , a qual prorrogou os prazos para envio dos balancetes dos planos de benefícios. 

O Plano de Gestão Administrativa e do consolidado, relativos ao mês de janeiro de 2021,  passaram para 31 de março de 2021; as das informações extra contábeis do período de janeiro a junho de 2021, para 31 de julho de 2021. 

Ressalta-se que os prazos de entrega das demais obrigações permanecem inalterados.

Um sucesso assim descrito nas palavras do Presidente  Roque Muniz de Andrade:  "Foi um evento de fato marcado com sucesso de pulico,  no jeito para as  entidades se preparem para entregar as contábeis de janeiro em 31 de março! Ficando a parte atuarial,  que contempla as contas 9,  para 31 de julho. Muito oportuna foi a notícia trazida por  Christian Catunda".

 

Roque prossegue: "na sequência assistimos a Diretora Técnica da ANCEP, Maria Elizabete da Silva (Contadora, Pós-Graduada em Contabilidade, Auditoria e Finanças; Gerente Econômico Financeira da Fundação FACHESF; Membro da Comissão Contabilidade ABRAPP e ANCEP; Diretora da ANCEP),  que amplamente apresentou a IN 31 da Previc. com o apoio do guia e- Ebook contábil que fará parte do acervo contábil da Ancep".

 

"Na sequência" apontou Roque, "tivemos os  2 atuários da Wedan,  Daniel Pereira e Paulo Gama,  que exauriram com muita maestria a parte prática das conta   9 extra contábil ; fornecendo amplo exemplo de como vai funcionar o layout da portaria 92 da Previc ! Tendo essas mudanças previstas na conta 9 a entrega para a Previc ficou prorrogada 31 de julho ! A nossa ANCEP  agradeceu a Previc por ter estendido os prazos."

"Em seguida", relata Roque,  " foi realizada apresentação pela Wedan - Daniel Pereira e Paulo Gama , que abordaram  Informações extracontabeis / atuarial - de acordo com layout da Portaria 92 da Previc -exemplos práticos de como serão produzidas estás informações,  o acompanhamento  da Previc e também  das próprias entidades. E serão encaminhadas junto com os balancetes mensalmente ! Importante registrar também  o esclarecimento feito na abertura do seminário por Christian Catunda, Coordenador Geral de Orientação de Atuária e Contabilidade da Previc, que abordou com muita propriedade o funcionamento da portaria 92 - que traz layout completo para melhor entendimento dessas informações extracontabeis atuariais para Previc  !".