RADAR

Terça-feira, 22/09

É enviado às terças e sextas-feiras

PODCAST: João Marcelo Carvalho

00:00 / 05:48

João Marcelo Carvalho, Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), oferece uma visão geral acerca das alterações que deverá sofrer a Instrução Previc nº 10, no contexto de audiência pública.

 

Uma homenagem aos contadores em seu Dia

Hoje (22) marca no calendário um fato histórico. Há 75 anos, no dia 22 de setembro de 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinava o Decreto-Lei n.º 7.988, que criava no Brasil o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis. Desde então, a data é celebrada como o Dia do Contador.

A formação de nível superior gerou muitos avanços na prática contábil. Com o mesmo objetivo, outra condição, além da formação técnica, começou a ser exigida para o exercício profissional. Criado a partir da lei n.º 12.249/2010, o Exame de Suficiência é um pré-requisito para obtenção do registro de contador.

Para o Presidente Roque Muniz a passagem da data faz lembrar a força que os profissionais de contabilidade vem adquirindo, em enorme parte fruto dos esforços em prol  do aperfeiçoamento profissional e de sua união em torno de entidades que os representam, como a Ancep.. "É um dia fundamental a ser comemorado", resume Roque Muniz.

FórumUA2.jpg

.

ANCEP e UNIABRAPP: Roque Muniz e  Geraldo Assis convidam para Fórum que começa amanhã

"A qualidade dos expositores, os cuidados que cercaram a estruturação dos trabalhos,  a  garantia de que teremos uma abordagem ao mesmo tempo extensa e profunda, são a garantia de que a partir de amanhã teremos 3 manhãs de um evento imperdível", resume o Presidente Roque  Muniz, referindo-se ao "1º Fórum UniAbrapp e Ancep: Alterações nos Normativos Contábeis das EFPCs e seus Reflexos na Gestão", agendado para esta quarta, quinta e sexta-feiras.

As inscrições ainda podem ser feitas em em http://www.uniabrapp.org.br/Paginas/Evento-Detalhes.aspx?cid=183

 

E também Geraldo de Assis, nosso conselheiro e secretário-Executivo do Colégio de Contabilidade da Abrapp, dirige nesse momento um convite a dirigentes e profissionais do sistema:

"Gostaria de convidá-los a participar de um evento a maior importância para o nosso sistema, que é um fórum que estará sendo realizado de forma conjunta entre a Ancep e a UniAbrapp. Abordará diversos aspectos relacionados  à Instrução Previc nº 31 de 2020, que alterou alguns aspectos contábeis e que também envolve outras áreas dentro das nossas entidades, especialmente aquelas que se relacionam com o setor contábil".

O evento está sendo organizado pensando principalmente nas necessidades de nossos colegas contabilistas,  mas inclui também as áreas que interagem com a contabilidade, explica Geraldo. Afinal, as alterações trazidas pela Instrução Previc nº 31 afetarão diretamente as áreas de investimentos, atuarial e de benefícios previdenciais e controle e auditoria, incluindo ainda os órgãos de governança, diretoria executiva e conselhos.

O evento interessa, portanto, a um público muito mais amplo do que se poderia pensar inicialmente.

Por isso estão sendo preparados painéis que vão tratar de cada um desses assuntos, com o cuidado de fazer isso através da melhor abordagem. 

Nos 9 painéis vamos tratar basicamente de assuntos relacionados aos aspectos de investimentos, atuariais,  governança, gestão administrativa e  um painel exclusivo voltado para os conselheiros. "Já garantimos a presença ativa de um conselheiro deliberativo e outro fiscal", observa Geraldo.

"E dentro de cada painel teremos a participação de um especialista no campo contábil", explica Geraldo, notando que "assim conseguiremos descer aos menores detalhes".

Se está garantindo também a presença entre os expositores daqueles profissionais que nas áreas de origem preparam as informações e também autoridades do órgão supervisor, pessoal da Previc que participará de diferentes momentos do evento.

Igualmente presentes ao evento estarão representantes de empresas de software, que trarão ao conhecimento geral a forma pela qual irão trabalhar para facilitar a vida dos usuários nessa transição não só do plano de contas  mas também da reparametrização dos sistemas de informações contábeis.

"Portanto, deve ficar claro que  a alteração da norma contábil não afeta apenas os profissionais da área da contabilidade, mas sim à entidade como um todo, em 360º", resume Geraldo, que reforça o seu convite a todos os profissionais para que se inscrevam. 

                                                                       MEGA EVENTO

A ANCEP e a ABRAPP  mostram assim a importância e convidam a todos para se inscrever em um mega evento que será realizado em parceria este mês.

 

É que tudo  que é preciso saber sobre a nova IN 31 da Previc  e seus impactos .vai estar  trazido e explicado em um super evento que irá acontecer no final deste mês, como resultado de um esforço conjunto da ANCEP e da UNIABRAPP.

 "1º Fórum UniAbrapp e Ancep - Alterações nos Normativos Contábeis das EFPCs e seus Reflexos na Gestão" irá acontecer virtualmente nos dias 23-24-25 de setembro e as inscrições já estão abertas em http://www.uniabrapp.org.br/Paginas/Evento-Detalhes.aspx?cid=183 . Os maiores especialistas já foram escalados para fazer em suas exposições análises ao mesmo tempo abrangentes e profundas, além de tirar as dúvidas.

O evento irá tocar em pontos como aspectos gerais da nova legislação, gestão administrativa e orçamentária, aspectos que deverão ser considerados pelos conselhos das EFPCs nas análises através da contabilidade, gestão previdencial e atuarial e demonstrações contábeis e notas explicativas.

Em mensagem no perfil da ANCEP no Instagram o Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, se manifestou no sentido de que "após 11 anos de vigência a normatização contábil das entidades tem significativa atualização com a publicação da IN Previc 31/20". Na sequência, Luís Ricardo convida a todos a se inscrever, para assim terem uma clara ideia do impacto disso nas gestões previdencial, administrativa, atuarial, de investimentos e de sistemas, bem como no acompanhamento dos conselhos, numa visão prática.

A   Instrução Normativa nº 31/2020 regulamenta a Resolução CNPC nº 29, de 13 de abril de 2018, que dispõe sobre os procedimentos contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC, atualizando e modernizando as regras e procedimentos contábeis específicos para o segmento de previdência complementar fechado.

A Instrução contempla normas e procedimentos contábeis específicos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC e contém 4 (quatro) anexos: Anexo I - Planificação Contábil PadrãoAnexo II - Função e Funcionamento das ContasAnexo III - Modelos e Instruções de Preenchimento das Demonstrações Contábeis; e Anexo IV - Informações Extracontábeis.

.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Taxa Inscrição Associada Ancep: R$ 280,00

 

Modernização!

Após 11 anos de vigência, a normatização contábil das EFPC tem significativa atualização com a publicação da Instrução Previc 31/20.

 

Quer saber os impactos nas gestões previdencial, administrativa, atuarial, de investimentos e de sistemas bem como no acompanhamento dos Conselhos, numa visão prática envolvendo além dos profissionais de contabilidade, especialistas de cada área e representantes da autarquia?

 

Então, você não pode ficar de fora!

 

DATA E HORÁRIO

23, 24 e 25/09/2020 | das 09h00 às 13h00


PARA QUEM É ESTE FÓRUM

Dirigentes, conselheiros, membros do comitê de auditoria, profissionais da área contábil, atuarial, de investimentos, jurídica, controles internos entre outras do segmento de previdência complementar e afins.

 

PROGRAMA

23 DE SETEMBRO (quarta-feira)

​09h00 – 10h10


​PAINEL I | ASPECTOS GERAIS DA NOVA LEGISLAÇÃO
Apresentação das necessidades de alteração do plano de contas e das demais normas contábeis das EFPC, processo de participação pelas associações e abordagem geral das alterações.


Roque Muniz de Andrade
Presidente da Ancep


​Luiz Paulo Brasizza
Diretor-Presidente da UniAbrapp


​Luís Ricardo Marcondes Martins
Diretor-Presidente da Abrapp


​Lúcio Rodrigues Capelletto
Diretor Superintendente da Previc

​10h10 – 10h25
INTERVALO

10h25 – 11h35



PAINEL II | POLÍTICA DE RISCO E AVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS SEM MERCADO ATIVO
Elaboração e registro da Política de Riscos Decorridos e a Decorrer dos Investimentos para
suportar as provisões de crédito de liquidação duvidosa e avaliação dos investimentos sem mercado ativo. 

​​Palestrantes

​Emilio Mayrink Sampaio
Gerente de Renda Fixa da Previ


​Everaldo Guedes de Azevedo França
Consultor de Investimentos da PPS Portfolio Performance



Fábio Augusto Junqueira de Carvalho
Sócio da JCM Consultores

​11h35 – 11h50
INTERVALO

​11h50 – 13h00


PAINEL III | INFORMAÇÕES EXTRACONTÁBEIS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS E IMÓVEIS
Informações extracontábeis dos Fundos de Investimentos e dos investimentos imobiliários em carteira própria. 

​Palestrantes


​Luiz Felipe Dutra de Sousa
Coordenador da Comissão Técnica Centro-Norte de Contabilidade da Abrapp e Diretor de Assuntos Coorporativos da Ancep

​​

Luciano Coelho Magalhães Netto
Membro do GT de Operacionalização CNPJ Por Plano da Abrapp



José Carlos Sampaio Chedeak
Diretor de Orientação Técnica e Normas da Previc

​24 DE SETEMBRO (quinta-feira)

09h00 – 10h15



​PAINEL IV | GESTÃO PREVIDENCIAL E ATUARIAL
Alterações das normatizações contábeis da gestão previdencial (desoneração das contribuições do patrocinador, risco seguradoras, informações extracontábeis sobre déficit e aberturas das contas contábeis).

​Palestrantes

​Giancarlo Giacomini Germany
Diretor Executivo da Mirador Atuarial


​Daniel Pereira da Silva
Socio Diretor da Wedan



Thiago Fialho de Souza
Sócio-Coordenador Técnico de Previdência da Rodarte


Christian Aggensteiner Catunda
Coordenador Geral da Previc

​10h15 – 10h25
INTERVALO

​10h25 – 11h35


​​PAINEL V | GESTÃO ADMINISTRATIVA E ORÇAMENTÁRIA
Abertura das contas de custeio administrativo, alteração da forma de apresentação das contas de despesas administrativas, fundo administrativo a descoberto e reflexos na elaboração do orçamento do PGA.

Palestrantes

Evenilson de Jesus Balzer Coordenador da Comissão Técnica Sul de Contabilidade da Abrapp e Vice Presidente da Ancep


Julio Cesar Medeiros Pasqualeto Membro da Comissão Técnica Sul de Contabilidade e Membro do Conselho Deliberativo da Ancep



Maria Elizabete da Silva Coordenadora da Comissão Técnica Nordeste de Contabilidade da Abrapp e Diretora Técnica da Ancep

​11h35 – 11h50
INTERVALO

​11h50 – 13h00



PAINEL VI | AVALIAÇÃO DAS EMPRESAS DE SOFTWARE SOBRE A OPERACIONALIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES APRESENTADAS NA INSTRUÇÃO CONTÁBIL
Principais alterações que devem ser processadas nos softwares, forma de apresentação para atendimento normativo, custos envolvidos e cronograma para conclusão.

​Palestrantes

Vinicius Azevedo
Diretor de Desenvolvimento da Sinqia


​Marcus Moraes
CEO da CMCorp



Glauco Milhomem Balthar
Diretor de Tecnologia e Operações da Quanta Previdência

25 DE SETEMBRO (sexta-feira)

09h00 – 10h10

PAINEL VII | DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS
Alterações processadas em cada demonstração contábil e notas explicativas e alterações na ITG2001.

​Palestrantes

​Paulo Roberto Pereira de Macedo
Coordenador-Geral da Previc


​Edgar Almeida Santos
Membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Contabilidade da Abrapp e Diretor Regional Centro-Norte da Ancep


Alessander Luis Brito e Silva
Coordenador da Comissão Técnica Leste de Contabilidade da Abrapp e Diretor Regional Leste da Ancep

​10h10 – 10h25
INTERVALO

​10h25 – 11h35



​PAINEL VIII | AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E COMITÊ DE AUDITORIA
Visão das empresas de auditoria acerca das alterações normativas contábeis e outros pontos de maior relevância nas EFPC. 

​Palestrantes

​Ricardo de Albuquerque Cavalcanti
Sócio da Moore VR


​Edison Arisa Pereira
Sócio da PwC



​Felipe de Almeida Xavier
Coordenador da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade da Abrapp

​11h35 – 11h50
​INTERVALO

​11h50 – 13h00


​PAINEL IX | ASPECTOS QUE DEVERÃO SER OBSERVADOS PELOS CONSELHOS DAS EFPC NAS ANÁLISES ATRAVÉS DA CONTABILIDADE 
Pontos de controle que deverão ser observados pelos Conselheiros Deliberativos e Fiscais nas EFPC.

​Palestrantes

​Nélia Maria de Campos Pozzi
Membro do Conselho Deliberativo da Enerprev


​Robson Francisco de Souza Licks
Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Copel


​Dionísio Jorge da Silva
Membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Contabilidade da Abrapp e Presidente do Conselho Deliberativo da Ancep

​13h00
​ENCERRAMENTO

 

MODALIDADE

100% online e ao vivo.

Para um melhor aproveitamento do curso recomendamos o uso de computador ou laptop. Indicamos que a velocidade da sua internet seja de, no mínimo, 5mbps para download. 

 

Confira aqui sua conexão: https://www.speedtest.net/pt