top of page

RADAR

SEMANAL

Paulo Machado.jpeg

Podcast Especial: PAULO MACHADO

 

É sócio da JCM Consultores, ex-conselheiro do CARF e professor do IBMEC. Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela UFMG. Pós-graduado em Finanças e Controladoria pela FGV e especialista em Planejamento Tributário e Gestão Tributária pela IBEP. Vencedor do prêmio CAPES de melhor tese de doutoramento em 2021 com o trabalho intitulado: O impacto da complexidade tributária e dos parcelamentos especiais na tomada de decisão da (des)obediência tributária das empresas brasileiras listadas na B3: um estudo sob a ótica da teoria dos jogos. Lecionou nas faculdades IBMEC, UNIBH, UFMG, IEC/PUC, Novos Horizontes e IETEC. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Fiscal, Gerenciamento Tributário, Compliance Fiscal, Planejamento Tributário, Contabilidade Fiscal e Contabilidade.

CleanShot 2024-04-11 at 07.42.07_2x.png

 

 

EFD-Reinf e DCTFWeb:

sucesso garantido na

quinta-feira, dia 18

Os eventos da Ancep têm duas características especialmente marcantes, sendo a primeira a elevada qualificação técnica dos expositores convidados e, a segunda, o grande número de inscrições, a confirmar o sucesso de público a cada treinamento que se realiza. Mas há uma terceira, que também se repete, é o contingente de patrocinadores e apoiadores, sempre superior a uma dezena, refletindo com isso o prestígio que cerca todo esse esforço.

 

E assim será mais uma vez na próxima quinta-feira, dia 18, quando a Ancep estará realizando, ​das 14h às 18h, um treinamento online com apoio da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta, totalmente voltado às Entidades Fechadas de Previdência Complementar para esclarecer dúvidas, discutir, analisar e compreender as informações que deverão constar na EFD-Reinf e na DCTFWeb.

O seminário contará com desenvolvimento de exemplos práticos, comentários e análise da correta aplicação da legislação pertinente.  Participarão Roque Muniz de Andrade, Presidente Ancep; Paulo Machado, sócio da JCM Consultores, JCM Contabilidade; Carla de Oliveira, Gerente Trabalhista e Previdenciário na JCM Consultores; e Léo Wagner, Contador na Funcef e integrante do Grupo de Trabalho Ancep/Abrapp na implementação das Obrigações Acessórias EFD Contribuições e e-Financeira junto Receita Federal do Brasil.

 

É uma oportunidade e tanto, uma vez que especialistas estarão expondo, com riqueza de detalhes, o arcabouço legal, os aspectos conceituais, o conteúdo das informações prestadas, os leiautes da EFD-Reinf (Série R-4000, com IRRF e CSRF), as retenções na Fonte (IR, PIS/COFINS e CSLL), a base dos tributos e contribuições, o fechamento dos eventos periódicos, o acesso à DCTFWeb, os créditos vinculáveis na DCTFWeb, a transmissão e retificação dos dados  e a emissão da Guia de Recolhimento, além de esclarecer as dúvidas eventualmente surgidas. (Abrapp - Ancep)

CFC adia itens de norma sobre Independência para Trabalho de Auditoria e Revisão

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Deliberação CFC n.º 33, de 22 de março de 2024, adiou pelo prazo de 2 anos, a vigência dos itens 410.29A1 A R 410.31A3 da NBC PA 400 – Independência para Trabalho de Auditoria e Revisão – incluídos pela Revisão NBC 17, que devem ser aplicados nos exercícios iniciados em ou após 1º de janeiro de 2025.  

A norma internacional que foi recepcionada pela Revisão NBC 17 passou a exigir que os auditores de Entidades de Interesse Público divulguem o valor dos honorários quando o cliente não o fizer. No Brasil, há o Formulário de Referência em que as Companhias Abertas divulgam a informação. No entanto, não alcança companhias que não são abertas.

A decisão considera, também, possíveis conflitos entre a NBC PA 400 - Independência para Trabalho de Auditoria e legislações vigentes; a necessidade de ampliar o debate sobre a aplicação dos itens 410.29A1 a R410.31A3 da NBC PA 400 - Independência para Trabalho de Auditoria e Revisão; a necessidade de eventuais ajustes na NBC PA 400 - Independência para Trabalho de Auditoria; e os demais itens da norma continuam em vigor conforme a vigência da NBC PA 400 e alterações posteriores. (CFC - Ancep)

DécimaTurma.jpeg
DécimaTurma2.jpeg
bottom of page